A história de amor mais conhecida da literatura é uma excelente fonte para mostrar como erros de comunicação e mal-entendidos podem levar a uma tragédia e isso pode ser usado nas empresas para melhorar a comunicação e também evitar um resultado negativo.
Se você não se lembra dos detalhes da história, aqui vão alguns pontos-chave: Romeu Montecchio e Julieta Capuleto pertencem a duas famílias que são inimigas, mas decidem se casar secretamente, não avisando ninguém sobre o fato com a ajuda do Frei Lourenço, que acha que a união dos dois irá unir as famílias.
Pouco depois, Romeu é expulso pelo Príncipe de Verona e vai para Mântua após matar um membro da família Capuleto ao defender seu primo. Julieta fica desconsolada e entristecida. Seu pai, interpretando erroneamente a tristeza, decide casá-la imediatamente com um pretendente, Paris, sem consultá-la.
Desesperada, Julieta pede ao Frei Lourenço que a ajude evitar o casamento com Paris. O Frei lhe dá um sonífero potente que a fará ficar em inanição por dois dias, fazendo com que pensem que ela está morta. Enquanto o seu corpo ficar na cripta por uma noite antes do enterro, ele mandará uma mensagem para Romeu vir e fugir com ela.
A mensagem do frei nunca chegou a Romeu, mas a notícia da (falsa) morte de Julieta se espalha rapidamente e Romeu ao saber, desesperado, decide ir até a cripta e se matar com um veneno para se juntar à Julieta.
Julieta acorda pouco depois da morte de Romeu e se mata com a adaga do amado. Depois da tragédia, as famílias acabam com a rivalidade.
Lições:
A falta de comunicação eficaz entre as famílias é um dos principais fatores que levam à tragédia final. Isso pode ser comparado à falta de comunicação eficaz entre departamentos ou equipes em uma empresa, o que pode levar a erros e problemas de eficiência.
Assim como o pai de Julieta tomou uma decisão importante sem consultá-la na decisão, um chefe que decide importante sem envolver os funcionários afetados pode levar ao descontentamento e perda de motivação entre os funcionários, afetando o desempenho.
Ainda sobre o Pai de Julieta, a comunicação não verbal dos personagens, como o uso de gestos e expressões faciais, contribuem para a construção da trama e para a compreensão dos personagens e suas intenções. Ele não soube interpretar corretamente a linguagem não verbal da tristeza da filha e a falta de conversa franca com Julieta o fez tomar a decisão sobre o casamento. Isso pode ser comparado a importância da comunicação não verbal em ambientes de trabalho, muito útil para a construção de relacionamentos e para a resolução de problemas.
A falha da entrega da mensagem do Frei a Romeu mostra como é importantíssimo que uma mensagem seja entregue no momento apropriado e que atrasos podem ser fatais. Muitas empresas perdem o prazo ao fazer uma comunicação e isso reflete negativamente na imagem ou resultados da empresa.
Romeu recebeu uma fake news sobre a morte de Julieta que foi decisiva para sua decisão de se matar junto a ela. Ele não tentou confirmar se era real a notícia. Uma mensagem falsa recebida por um colaborador pode levar a erros de julgamento e tomadas de decisões ruins. Nas empresas temos que policiar a qualidade das informações enviadas e a verificação da veracidade daquelas recebidas.
A história de Romeu e Julieta mostra que, mesmo com as melhores intenções, uma comunicação ineficaz pode conduzir a resultados desastrosos. Frei Lourenço teve uma boa intenção ao casar os jovens secretamente, mas não pensou nas consequências adversas que viriam. As famílias envolvidas não conseguiram entender o outro lado, de modo que suas relações se tornaram tóxicas e acabaram culminando na trágica morte de Romeu e Julieta.
Como estão as comunicações na sua empresa?
A história de Romeu e Julieta foi uma das histórias que me inspiraram a escrever meu último livro. Storytelling – Cativando com a narrativa, onde busco mostrar como melhorar a comunicação através de histórias e como elas podem ajudar as pessoas em sua vida profissional ou pessoal.
Expanda seu conhecimento: Entenda a história de Romeu e Julieta