Sobre Mim
CONTAR HISTÓRIAS FOI FUNDAMENTAL PARA QUE EU ATINGISSE MEUS OBJETIVOS.
José Antônio Ramalho
EM 30 SEGUNDOS…
Autor de 123 livros, jornalista, fotógrafo, filmmaker e palestrante com formação em TI. Acrescente curiosidade eterna e espírito de explorador. Só poderia virar um STORYTELLER. 30 anos de experiência no mercado corporativo, com treinamentos, consultoria e coaching.
Livros
Prêmios de jornalismo
Prêmio de Fotografia
Com um pouco mais de tempo…
Se você me perguntar o que sou hoje, assumo que sou fundamentalmente um Storyteller que navega pelas áreas da tecnologia, fotografia, letras e vídeos para contar histórias, ensinar e compartilhar conhecimentos.
Formado em Tecnologia pela Universidade Mackenzie, aos 23 anos aceitei o desafio de implantar a área de TI na agência de publicidade do grupo Ogilvy Brasil. Em paralelo comecei a escrever artigos para as primeiras publicações de informática no Brasil como a PC World e Folha Informática do Jornal Folha de São Paulo.
Ainda em paralelo comecei a dar aula daquela coisa complexa chamada de informática. A falta de literatura sobre os assuntos que precisava ensinar me desafiaram a escrever uma apostila que se tornou meu primeiro livro, publicado em 1985 e que me levaram ao 123.º publicado em 2023.
Voltando à informática, deixei a empresa e resolvi começar um ciclo como consultor impulsionado pela credibilidade dos meus livros. Isso acabou gerando um convite para eu ser editor técnico da revista Info Exame do grupo abril com o desafio de transformar o difícil em fácil de se entender.
Foi um ciclo incrível que me levou a muitas viagens para eventos internacionais e que me motivaram a olhar com mais cuidado para outras culturas. Passei a fotografar os lugares que visitava e cheguei a conclusão que eu precisava conhecer melhor o mundo.
Naquele momento o meu lado explorador aflorava. Minha eterna curiosidade precisava ser saciada. Conhecer pessoas e lugares e registrar essas imagens e histórias não deixavam minha mente em paz.
Do Alasca à Ushuaia
Em paralelo, sempre em paralelo ao que fazia, resolvi explorar. Minha primeira grande viagem de exploração foi a Volta das Américas, onde eu e o amigo Odilon Monteiro partimos de São Paulo e cruzamos as Américas, até o Alasca e depois descendo até Ushuaia, para voltar ao ponto de origem 47 dias depois. No vídeo abaixo você vê uma matéria do jornal Hoje sobre essa aventura.
Ganhando Rodas
O bichinho da aventura se instalou e resolvi que eu precisava ficar mais perto das pessoas e percorrer a jornada em um ritmo pessoal e não no de uma máquina. Incorporei a bicicleta ao meu estilo de vida e parti para uma série de travessias. Comecei com o caminho de Santiago de Compostela, o qual mostro um pouco no vídeo produzido pelo programa Olhar Digital.
A volta ao mundo em 80 dias
Nessa viagem, inspirada pelo livro de Julio Verne com o mesmo nome, Álvaro Garnero e eu saímos de Londres e tentamos fazer a volta ao mundo e retornar antes de 80 dias. Como no livro, usamos apenas transportes de superfície. Foram 28 episódios veiculados na TV aberta. O vídeo mostra alguns dos momentos dessa incrível aventura.
Depois desta experiência a certeza de que explorar outras culturas era fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Uma nova faceta do meu perfil profissional se estabelecia, o filmmaker.
CONVERGINDO
Essa jornada que começou atrás de um terminal de computador na década de 1980 e me levou, literalmente, ao redor do mundo, foi um processo contínuo de aprendizado e agregação de habilidades que convergiram para a formação do meu perfil de storyteller.
Aprendi a observar, a escutar, analisar, respeitar, compartilhar e ajudar. Minha jornada de aprendizado nunca terminará, mas a somatória do que aprendi é o que me permite propor às empresas e pessoas algo muito simples e desafiador.
Qual é a sua história?
Você está pronto para contá-la?
Eu estou pronto para te ajudar.